Pt En Es
O terremoto da inovação em cinco áreas

O terremoto da inovação em cinco áreas

09/02/2020



Por Angelica Mari

A área do trabalho será uma que sofrerá um terremoto na próxima década

Usando placas tectônicas como metáfora, o sócio da KPMG, Oliver Cunningham, prevê um abalo sísmico no tema inovação na próxima década: “Será difícil separar o agro do que acontece na cidade, por exemplo. O paradigma fundamental movimentando as áreas será o mesmo.”

O epicentro desse terremoto estará no aumento exponencial da capacidade de processamento de dados, na escalabilidade da computação em nuvem e no modelo pós-industrial de negócios colaborativos.

A tecnologia trará as ferramentas, mas a verdadeira transformação será cultural, diz o especialista: “Teremos que dar um salto de fé, entendendo que precisaremos de um novo modelo mental”. Cunningham crê que, em 2030, estaremos mais aptos a correr riscos como requisito para inovar. “Quem inova com mais facilidade hoje já viu a ameaça bater à porta. Em dez anos, teremos uma quantidade maior de pessoas que enxergam mais longe.”

Veja, na galeria de fotos abaixo, como a inovação influenciará cinco áreas:

1. Alimentação

A produção de cereais, carne e leite não acompanhará a demanda da população mundial (8,3 bilhões em 2030), segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A América Latina precisará de 120 milhões de hectares de plantações a mais para a produção de alimentos, que em grande parte virá de áreas florestais, além de mais água. Ciência de dados reduzirá a necessidade de ocupação de terras e o impacto ambiental, segundo Mariana Vasconcelos, da Agrosmart – que usa inteligência artificial para controlar colheita, irrigação e plantio e prever doenças na lavoura. “Não adiantará só produzir mais. Teremos que fazer isso de forma sustentável”, diz ela.

Recursos naturais limitados vão provocar a reinvenção de alimentos com novos materiais, segundo a Accenture. A RethinkX aponta que a agricultura celular, onde a comida é projetada em nível molecular, distribuída em bancos de dados e acessada por designers de alimentos em qualquer lugar, substituirá sistemas convencionais de agricultura em menos de uma década.

Leia também

  • Os riscos que você não prevê

    Que fazer quando não existe manual

    + leia mais
  • Sem solidariedade, líderes resilientes não terão sucesso

    Sem solidariedade, líderes resilientes não terão sucesso

    + leia mais
  • Meeting the Challenge of Disruptive Change

    It’s no wonder that innovation is so difficult for established firms. They employ highly capable people—and then set them to work within processes and business models that doom them to failure. But the

    + leia mais

“Nossa história começa com o sonho, de que num futuro não distante todas as pessoas que atuam em qualquer empresa sejam altamente qualificadas. Que hábitos como atender bem, importar se com o cliente, conceder atenção ao cliente, ter organização e planejamento, enfim entre diversos conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes ao ser humano profissional, transformem se em cultura.”


Ronaldo Vieira